O Que São Animais Silvestres – Parte 1

                                                                                         Por Dayane Barreto

A exportação de animais silvestres movimenta mais de um bilhão de dólares e comercializa cerca de 12 milhões de animais por ano. O Brasil está entre os países que mais exporta esses tipos de animais.

O animal silvestre não é o doméstico. Entenda essa diferença:

Os animais domésticos estão acostumados a conviver perto de pessoas, como é o exemplo dos gatos, cachorros, galinhas, entre muitos outros.

O animal silvestre é retirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por esse motivo, eles têm dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiros, por terem se acostumado a sua vida na natureza, viver livre, como é o exemplo dos papagaios, arara, mico e o jabuti, são todos animais silvestres.

Muitas pessoas comerciam esses animais silvestres, esse tipo de comércio é ilegal. Ao traficar animais, você os tira de seu habitat natural, que é a natureza, para prendê – los e vendê – los, com o objetivo de ganhar dinheiro. O tráfico de animais é o terceiro maior do mundo, só perde para o de drogas e armas.

Muitas pessoas pensam:  Mas o que o tráfico desses animais irá me causar?

Todos os seres vivos dependem da natureza para sobreviver, pois dela obtemos nossos alimentos e até remédios. Esses animais fazem parte da cadeia alimentar, alguns estão em extinção ou muitas vezes se tornam raros, tudo isso compromete o equilíbrio da natureza.

Ter animais silvestres em casa, não significa uma forma de amar a natureza, esses animais são felizes em seu habitat natural, além disso, alguns podem transmitir doenças como a malária, febre amarela, herpes e diversas viroses desconhecidas pelo ser humano, que podem ser fatais para os animais. Ter esses animais como bichos de estimação é ilegal conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres, prevendo pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeitar.

Não percam a PARTE 2, na próxima semana. Onde falaremos como acontece o tráfico de animais silvestres e seus riscos.

Equipe Entra que é o Bicho!

Fonte: http://www.itu.com.br/conteudo/detalhe.asp?cod_conteudo=12790

Fotos: Google

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: