Confira Os Benefícios Da Amizade Entre Crianças e Animais

                                                                                     Por Dayane Barreto

Se o seu filho sempre lhe pede um animalzinho de estimação e você fica na dúvida se atende seu pedido ou não. Confira agora alguns motivos para atender a esse pedido.

Os animais de estimação ajudam no desenvolvimento emocional e social das crianças.

Um animal necessita de cuidados, isso faz com que a criança aprenda a ter responsabilidades. Mas isso depende da idade do menino ou menina que sempre deverão ser orientados por uma pessoa adulta. A criança fica encarregada de limpar o ambiente, dar comida e muito carinho a seu animal, mas tudo com a ajuda de um adulto.

Crianças pequenas ainda não sabem distinguir o seu bichinho de pelúcia do animalzinho de estimação, podendo machucá-lo ao apertar demais, ao brincar ou mesmo bater. Essas brincadeiras podem causar danos físicos aos animais e para a criança. No caso de cachorro ele pode morder e no caso dos gatos arranhar. Em uma situação dessas, o adulto deve estar sempre atento, procurando conversar com as crianças sobre como lidar com o animalzinho, do que ele gosta e o que pode machucá-lo.

Com crianças acima de cinco anos, os cuidados com seus animaizinhos podem aumentar, pois ele já pode levar o animal para passear, dar banhos, tudo que uma criança menor ainda não consegue. Toda essa responsabilidade desenvolve afetividade, alegria e respeito pelo seu bichinho.

A criança que convive com animais de estimação é mais afetuosa, sociável, justa e não é individualista.

É natural as mães ficarem preocupadas quanto ao risco de alergias. Estudos mostram que crianças que convivem nos primeiros anos de vida com animais de estimação estão menos propensas a desenvolver alergia, pois o seu sistema imunológico já está “acostumado” com os agentes alergênicos encontrados nos animais. O sistema imunológico de crianças que crescem sem contato com animais, não reconhece os agentes alergênicos provocando reações.

Não esqueça de levar o animal ao veterinário sempre para que receba os cuidados necessários e evitar doenças, sempre acompanhado de seu filho para que também escute as orientações do veterinário.

Antes de escolher um bichinho, consulte um veterinário para que este auxilie na escolha de acordo com suas possibilidades, como ambiente onde o animal irá morar, espaço, necessidade de passeios, etc. Ele lhe orientará quanto às questões de saúde e prevenção de doenças do seu animal.  Os cachorros de porte pequeno, dóceis e os peixes são animais adequados para crianças.

É importante que se escolha o animal adequado para sua família, sua casa e estilo de vida, e um que a criança possa ajudar a cuidar.  Os pais devem ter cuidado e não escolher animais agressivos.

Fonte e fotos:  Google

Deixe um comentário